Programa de imersão

Trabalho & Vida

PARA PESSOAS INTERESSADAS EM SE TORNAR AGENTES DE REGENERAÇÃO

⬇️ Leia todas as informações abaixo para saber como participar!

piracanga.jpg

EXPERIMENTE NA PRÁTICA A VIDA EM UMA
COMUNIDADE REGENERATIVA

Além de participar das atividades de rotina no campus da Escola da Natureza em Piracanga-BA, que incluem: plantio e manutenção de jardins agroecológicos, berçário de mudas, saneamento ecológico, gestão de resíduos e atividades educativas, bem como a organização e limpeza dos espaços, atividades de bioconstrução e muito mais. Você vai desenvolver habilidades essenciais para se tornar um agente de regeneração e colaborar na construção de um mundo mais saudável e sustentável.

✅ Duração de 1 mês
(com entrada no início

de cada mês).

Inclui hospedagem em quarto compartilhado (duplo) no campus da Escola da Natureza.

Gratuidade nas atividades diárias do campus como: aulas, palestras e vivencias permaculturais.

Disponibilidade requerida: 4 horas diárias // 5 dias na semana // de Domingo à Quinta.

Aqui na Escola da Natureza você não está sozinho

Fazer a diferença no mundo nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente em uma sociedade atual que vive na pele as consequências das mudanças climáticas, dos alimentos com agrotóxicos, do consumo exacerbado e da falta de conexão com a natureza.

Quem se dispõe a fazer a diferença se torna a ovelha verde da família, mas pode se sentir sozinho e sofrer com a falta de engajamento das pessoas ao seu redor.

Nós oferecemos condições favoráveis para potencializar a expansão da consciência ecológica e a criação de uma cultura regenerativa na prática. O convite é para você experimentar uma nova forma de habitat, integrado à vida em uma ecovila com reconhecimento internacional, em contato com a natureza, cercado de pessoas e projetos que se dedicam à regeneração planetária, bem longe do caos, dos excessos e estresse das grandes cidades.

IMG-20221018-WA0000.jpg

A forma mais acessível de conhecer o trabalho desenvolvido na ecovila Piracanga-BA

O programa "Trabalho & Vida" é uma imersão em formato de estadia colaborativa de um mês, onde você vai dedicar 4 horas diárias de trabalho em 5 dias na semana (de domingo à quinta) e também:

• Colher e compartilhar conhecimentos e práticas na área ambiental com pessoas de diferentes lugares.

• Aprender sobre o funcionamento de uma ecovila a como construir uma comunidade.
  • Conhecer os projetos desenvolvidos na ecovila Piracanga.

• Aprender a elaborar projetos colaborativos, redes e ativismo.

• Aprender mais sobre permacultura, agroecologia, e vida em comunidade.

• Ajudar a divulgar conceitos e soluções ecológicas para um maior número de pessoas e multiplicar o conhecimento.

• Ter um estilo de vida mais sustentável.

• Se tornar um agente de regeneração.

IMG-20221019-WA0036.jpg

QUEM JÁ PARTICIPOU

CONTA COMO FOI

depo trabalho e vida 01.png

QUANDO POSSO IR?

O programa Trabalho & Vida tem duração de um mês, com entrada no início de cada mês.

Confira as próximas edições:

2024:

• 3 a 31 de maio

• 31 de maio a 28 de junho

• 5 de julho a 2 de agosto

• 2 a 30 de agosto

• 30 de agosto a 27 de setembro

• 4 de outubro a 1 de novembro

CP_161123_IMG_9454.jpg

Programação e rotina*

SEMANA 1 - ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO

Boas vindas, alinhamento e integração dos acordos e responsabilidades, primeiro contato com as atividades e funções.

SEMANA 2 - INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

Aprofundamento das relações, empoderamento das funçõescompreensão e clareza do fluxo de atividades da ecovila.

SEMANA 3 - FLUXO CRIATIVO

Compartilhamento dos dons e talentos, implementação de melhorias, autonomia nas atividades.

SEMANA 4 - COLHEITAS E APRENDIZADOS

Integração dos aprendizados, desenvolvimento de projetos pessoais, multiplicação dos saberes, florescimento do trabalho regenerativo.

DOMINGO

- 13h: Preparo e organização do espaço para o Fim de Tarde na Floresta**
- 15h: Início do Fim de Tarde na Floresta 🍃🥧🥁

- 18h: Harmonização do espaço pós Fim de Tarde na Floresta

**Projeto sociocultural com palestras e intervenções culturais onde convidamos quituteiras das comunidades locais para fomentar o empreendedorismo social.

SEGUNDA-FEIRA

- 10h: Círculo de Seres

- 14h30 às 18h30: Workshop com temática permacutulral
- 20h: Roda de Danças Circulares Sagradas

TERÇA-FEIRA

- 9h às 11h: Apoio centro de coleta de resíduos - ABC da reciclagem
- 11h às 13h: Harmonização do campus

QUARTA-FEIRA

- 9h30 às 13h: Experiência na Plante! com Juliana Faber

- 15h às 17h: Manutenção do campus

QUINTA-FEIRA

- 9h30 às 13h: Mutirão agroecológico  🌿

- 14h: Partilha semanal
- 16h: Ensaio Maracatu 🥁

SEXTA-FEIRA e SÁBADO
- Dias livres

*programação sujeita a alterações

Acordos e Cuidados

Você será super bem-vindo aqui em nossa casa, mas é importante que você saiba que temos alguns acordos que precisam ser seguidos. Assim, você poderá ter a melhor experiência conosco, respeitando a natureza e o nosso estilo de vida. Confira os acordos abaixo:

- É permitido somente uso de produtos de limpeza e higiene 100% biodegradáveis, evitando assim a contaminação das nossas águas que vem do lençol freático que nos abastece.

- Carregar aparelhos eletrônicos é permitido somente entre às 9h e 15h e não é permitido uso de aparelhos com resistência como chapinhas e secadores.

- Não vendemos e nem consumimos alimentos com carne e bebidas alcoólicas.

- Não é permitido fumar cigarros ou consumir qualquer tipo de drogas.

- Cada pessoa é responsável pelos resíduos que gera e por separá-los de forma adequada.

9622d179-5d6e-473a-9a97-d492fd68346d.JPG

Sobre os facilitadores

IMG_5176-22_edited.jpg

VALORES E RESERVAS

O valor dessa experiência completa é

apenas R$721*

As vagas são limitadas e as datas sujeitas a lotação.

Clique no botão abaixo para se inscrever:

*Oferecemos bolsas para representantes de movimentos sociais e minorias. Clique AQUI para se candidatar.