Educação Ecopedagógica
O eixo "Educação Ecopedagógica" abrange os cursos e atividades educativas que são oferecidos no Campus da Escola da Natureza com a finalidade de formar agentes de regeneração e potencializar a expansão da consciência ecológica e a criação de uma cultura regenerativa na prática. Bem como de desenvolver, produzir e divulgar estudos e pesquisas em tecnologias socioambientais apropriadas, promover o intercâmbio de especialistas e estudantes, visando o incremento do conhecimento nas áreas de educação, conservação e manejo ambiental.
VIVÊNCIA PERMACULTURAL
A Vivência Permacultural é um chamado para quem está buscando aprofundar seus saberes e habilidades para atuar como um agente regenerativo em sua região.
A experiência é uma imersão no estudo da vida e nos conceitos e princípios que norteiam o design regenerativo e o planejamento de sistemas para uma cultura da permanência, onde a cooperação e o rendimento aumentam com o tempo. Ao longo dos dias, estudaremos os ciclos, padrões e relações presentes nos sistemas vivos e, a partir do estudo e observação da natureza, conheceremosa metodologia de design permacultural para aplicá-la em sistemas de qualquer escala, sejam espaços físicos ou organizações sociais.
O programa envolve exposições teóricas, aulas práticas, jogos cooperativos, exercícios de aprofundamento e culmina com a análise e "design” de uma propriedade/organização a partir dos fundamentos aprendidos.
VIVÊNCIA AGROECOLÓGICA
A Vivência Agroecológica é uma experiência de estudo e práticas dentro do campo técnico e social do movimento agroecológico. Nesses 4 dias vamos nos reconectar com a natureza através do alimento, desde o seu cultivo até o seu preparo e relações de troca.
Vamos conhecer o trabalho de regeneração de ecossistemas desenvolvidos em Piracanga e práticas agropecuárias e extrativismo local. E também aprofundar os conceitos de agrofloresta aplicados para regeneração de paisagem, considerando os processos sucessionais necessários para o desenvolvimento de uma floresta. A composição dos cultivos consideram os processos ecológicos, aptidão do solo e bio região, e hábitos alimentares da comunidade.
Teremos momentos teóricos na oca da natureza e em campo. Além de muita prática para quem quer conhecer novas formas de manejo do solo, podas e adubação para cultivo de alimentos.