Desenvolvimento
Regenerativo
O eixo "Desenvolvimento Regenerativo" agrega programas e projetos cujo objetivo é disseminar conceitos e práticas sustentáveis em relação a uma vida ambientalmente responsável, que deseja reintegrar o ser humano nos sistemas naturais como um agente coparticipante. Envolvendo comunidades locais e tradicionais, tais como quilombolas e indígenas, utilizando métodos participativos que viabilizem a partilha do poder decisório em projetos e atividades desenvolvidas pela Associação.
São iniciativas que estimulam os cidadãos à autorresponsabilidade perante aos hábitos de viver em uma comunidade integrada à natureza, conhecer e aplicar tecnologias e soluções socioambientais que contribuem para uma habitação humana de impacto positivo no planeta e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos.
O objetivo é tornar as pessoas conscientes do impacto de suas ações cotidianas, de como utilizar os recursos de forma responsável e também, dar acesso às soluções possíveis relacionadas à gestão de resíduos, produção de alimento agroflorestal, saneamento ecológico, design permacultural, vida comunitária e design de ecovilas.
PROGRAMAS E PROJETOS DE IMPACTO NO EIXO
TRABALHO & VIDA
O programa Trabalho e Vida é uma experiência de 4 semanas em formato de hospedagem colaborativa, onde os participantes são incluídos nas tarefas e vivências oferecidas na escola.
Nossa rotina inclui plantio e manutenção de jardins agroecológicos, berçário de mudas, saneamento ecológico, compostagem e gestão de resíduos, atividades educativas, atividades de bioconstrução, bem como a organização e limpeza dos espaços comunitários.
O programa tem uma carga horária total de 20 horas semanais distribuídas entre atividades de apoio e vivências educativas.
Esse é o nosso programa mais inclusivo e uma importante porta de entrada para quem deseja conhecer a Ecovila Piracanga. Uma forma de se integrar às atividades que realizamos aqui e aprender na prática. Os grupos de participantes contribuem fortemente para a evolução da escola e das ações de impacto que desenvolvemos ao longo do ano.
EXPERIÊNCIA COMUNITáRIA
A Experiência Comunitária é um programa de ecoturismo que traz a oportunidade dos participantes se conectarem com a comunidade e todas as tecnologias ambientais que aplicamos aqui na Ecovila Piracanga.
Os participantes também têm acesso às vivências, mutirões e aulas práticas de permacultura, dança, yoga, meditação e autoconhecimento que acontecem no Campus da Escola da Natureza.
Neste programa não existe um período mínimo de estadia, nem o compromisso de dedicação à escola como acontece no Trabalho e Vida. É uma forma de visitar e se hospedar em Piracanga, com baixo custo, em uma experiência profunda de contato com a natureza e atuação comunitária.
Esse programa foi criado para integrar os visitantes ao dia a dia da Ecovila e facilitar o acesso aos demais participantes da Escola e às pessoas que ancoram projetos importantes em Piracanga.
Almoço Coletivo
O almoço coletivo é um projeto que acontece de segunda à sexta-feira na cozinha comunitária da Escola da Natureza, onde oferecemos refeições colaborativas. Semanalmente equipes são formadas para cozinhar e se responsabilizar pela organização e preparo das refeições, dividindo os custos de forma auto-gerida.
É uma opção econômica (custo médio de cada refeição: R$10,00 por pessoa) e um momento de confraternização entre os participantes do Programa Trabalho e Vida e da Experiência Comunitária. Outros membros da comunidade também se juntam nessa dinâmica e enriquecem a troca.
É uma forma de reduzir os custos, aprender a cozinhar, aumentar o repertório na cozinha, aumentar a criatividade, perder o medo de preparar suas refeições, fortalecer o senso de família e diversidade de convívio, ritualizar o momento de alimentação, desmistificar a alimentação vegana/vegetariana, praticar o consumo consciente e ter boas praticas lixo zero, trocar conhecimento e receitas, experienciar os acordos comunitários e vivenciar a economia local.
RECICLA PIRACANGA
A Escola da Natureza oferece o serviço de gestão de resíduos e compostagem para moradores da ecovila Piracanga.
Esse projeto funciona como um plano de assinatura onde os usuários levam seus resíduos para nossos ecopontos e para o centro de coleta seletiva.
Apesar de todos os desafios, 65% do lixo em Piracanga é reciclado. Os resíduos orgânicos vão para nosso pátio de compostagem, os recicláveis para cooperativas de reciclagem da região e os rejeitos para o aterro sanitário de Itabuna.
O centro de coleta seletiva é também um espaço educativo. O momento de entrega dos resíduos é um momento de tomada de consciência sobre os impactos do nosso consumo e da importância do descarte ser feito de forma adequada.